Rugby- o seu principal desporto
“Bata com as mãos nas coxas
Estique o peito
Dobre os joelhos”
Assim escrito, em português, será difícil adivinhar que se trata do mais famoso cântico Mahori Haka, que os All Blacks tornaram conhecido para o mundo. O Rugby é o desporto nacional da Nova Zelândia. A Seleção Neozelandesa de Rugby é considerada uma das melhores do mundo. Os All Blacks foram campeões do mundo por três ocasiões, em 1987, 2011 e 2015.
Com milhares de praticantes, de várias idades, amadores ou profissionais, o rugby é o jogo mais amado na Nova Zelândia, despertando emoções e paixões. Há mesmo um museu, na cidade de Palmerston, o New Zealand Rugby Museum, que inclui mesmo um campo onde os novatos ou os mais experientes podem jogar o seu desporto favorito.

Outros desportos principais
Não sendo tão popular, o críquete divide com o rugby a preferência dos neozelandeses. Pouco conhecido fora dos domínios de Sua Magestade, o desporto é uma espécie de basebol, mas com regras tão complexas que algumas partidas chegam a durar cinco dias. As temporadas de críquete intercalam com as de rugby. Tendo assim bem acente a importância destes dois pilares no desporto da Nova Zelândia.

Desportos náuticos
Os desportos náuticos são também preferidos dos neozelandeses, ou não fossem eles ilhéus. Auckland é a famosa Cidade das Velas, cheia de marinas e com as condições perfeitas para a prática destes desportos. West Haven, a maior marina de todo o hemisfério sul, é um lugar obrigatório para os amantes dos barcos.
Mas se a adrenalina é palavra de ordem, a Nova Zelândia não desilude. Aproveitando a geografia e o clima, há várias hipóteses em cima da mesa, como o Bungee Jumping. O primeiro salto comercial de uma ponte aconteceu neste país. Se te quiseres atirar de uma altura de 134 metros e viver para contar podes fazê-lo no Nevis, em Queenstown.
No verão, o rafting é bastante popular. Seja em águas calmas, ou mais radicais, a oferta no país é para todos os gostos com a certeza de encontrar paisagens de cortar a respiração.
Desportos de inverno
Entre meados de junho e o início de outubro, está aberta a época dos desportos de inverno. O país tem várias estâncias de neve, a maioria da ilha sul e são muitos os praticantes de Esqui e de Snowboard.
O snowboard também tem um lugar cativo no coração dos neozelandeses. Há pistas, juntamente com as estações de esqui, para todos os níveis de prática. Vale citar o The Remarkables em Queenstown , estação mais familiar, com pistas para iniciantes e ainda um espaço especial dedicado aos saltos desse desporto.

O impacto que tem o desporto na nova zelândia
O desporto tem um papel fundamental na Nova Zelândia, sendo parte da sua identidade cultural e social. O rugby, com os icónicos All Blacks, são motivo de orgulho nacional e reforçam a coesão do país. Além disso, o desporto contribui significativamente para a economia, através do turismo, eventos internacionais e formação de atletas de elite. Nas escolas, é promovido como uma ferramenta de saúde e inclusão, refletindo o compromisso da Nova Zelândia com um estilo de vida ativo e comunitário. Todos os neozelandeses, refletem o espirito kiwi, que é a expressão utilizada para descrever a sua atitude e os seus valores, a sua cultura e a forma como este povo encara o mundo do desporto.