Aspetos Marcantes do Contexto Social Marroquino
Diversidade étnica e linguística
Marrocos país apresenta uma fusão da população árabe (70-75%) e berbere (cerca de 25-30%), que está cada vez mais aberto a novas ideias e mentalidades. Porém, nele a cultura árabe e berbere mistura-se com influências francesas e espanholas. Desta forma, a música, a dança, a comida e a arte marroquinas refletem essa diversidade.
A diversidade marroquina reflete-se ainda em diferentes línguas e dialetos falados no país, como o berbere, o árabe marroquino, o francês e, além disso, muitos sabem falar espanhol facilmente.
Religião
O Islão Sunita é a relegião predominante neste país, presente na maioria da vida dos marroquinos, ao passo que, as tradições islâmicas influenciam a cultura, valores sociais e costumes do país.
O governo marroquino não permite a mudança de religião e proíbe a propaganda para alterar a religião inicial. O Ramadão, o mês sagrado de jejum, é um dos cinco pilares do Islão observado no país.
Demografia
A demografia de marroquina é caracterizada por uma grande diversidade e uma população em constante crescimento. A população atual de Marrocos é de aproximadamente 39 milhões, sendo esta repartida quase perfeitamente entre a população masculina e feminina, representando cerda de 49% e 51% respetivamente.
Os jovens representam uma parcela significativa da população marroquina e são, sobretudo, um agente de mudança social.
Sociedade Marroquina
Os idosos são altamente respeitados e desempenham um papel importante na sociedade. As mulheres, por outro lado, estão a começar a ter um papel mais ativo na sociedade marroquina. Embora ainda enfrentem desafios, as mulheres estão cada vez mais presentes em cargos de liderança e em profissões anteriormente dominadas por homens.
Ademais, a famiília e a comunidade são os conceitos que assumem um papel central na sociedade marroquina, esta é a base da estrutura social e fonte de apoio e identidade. Contudo, a comunidade também é importante, havendo laços fortes entre vizinhos e membros da comunidade.
Desigualdades Sociais no país
Apesar do progresso económico, o país marroquino enfrenta desafios significativos em termos de desigualdades sociais. A pandemia do novo coronavírus exacerbou essas desigualdades, com os mais pobres e vulneráveis sendo os mais afetados. O governo tem implementado várias medidas para abordar estas questões.