Aqui irás conhecer aquela que é a cultura que define a Arábia Saudita.
Os costumes e a cultura da Arábia Saudita não poderiam deixar de ser influenciados pela onipresença do Islão no país e pelo conservadorismo reinante. É preciso ter em conta que apenas há 50 anos a Arábia Saudita era um país pobre com uma população reduzida que vivia essencialmente de forma nómade. Os códigos vigentes durante séculos, correspondentes a este cenário, não se dissolveram totalmente, e muitos dos costumes e da etiqueta social saudita têm como base as regras de então.
A nível espiritual e de fé, a religião da Arábia Saudita é o Islão, com um regime político que se pode definir como uma teocracia e onde uma vertente do Sunismo, o Wahhabismo ou Salafismo, é dominante. Esta corrente religiosa inspira-se nos ensinamentos do clérigo Muhammad ibn Abd al Wahhab, que viveu no século XVIII.
Profundamente religioso, culturalmente conservador e geograficamente desafiador, o Reino da Arábia Saudita pode ser difícil para os estrangeiros que queiram fazer turismo.”
A cidade de Meca na Arábia Saudita
Primeiramente falaremos da cidade de Meca.
Assim sendo, esta cidade encontra-se localizada numa zona deserta da Arábia Saudita ocidental e é a principal cidade sagrada do Islão, pois foi neste local que se deu o nascimento do profeta Maomé e da própria fé. Nesta cidade apenas os mulçumanos tem permissão para entrar, ao que milhões de pessoas chegam para a Hajj (peregrinação) anual.
Relativamente a Hajj, está consiste então na peregrinação realizada à cidade santa de Meca pelos mulçumanos. Esta ação é considerada como o último dos “Cinco pilares do Islamismo”, sendo obrigatória, pelo menos uma vez na vida, para todo o mulçumano adulto, desde que tenha a sua disposição meios econômicos e tenha saúde para exercer tal ação.
Os Cinco pilares do Islamismo:
- 1º – A profissão da fé (A Chahada). – Este primeiro pilar apenas afirma que “não existe deus exceto o deus Maomé é o seu profeta”. Esta destaca a natureza monoteísta do Islão, sendo esta uma frase bastante famosa na caligrafia árabe e aparece em vários manuscritos e edifícios religiosos.
- 2º – Orações Diárias (Salat). – Em segundo, espera-se que os mulçumanos rezem cinco vezes por dia, no entanto, não têm a necessidade de se apresentar a uma mesquita para exercerem as suas rezas. (curiosidade – Estes devem rezar em direção a Meca)
- 3º – Esmola (Zakat) – Em terceiro lugar, a doação de esmolas é o terceiro pilar. Este pilar tem o intuito de que os Muçulmanos devem compartilhar sua riqueza com aqueles menos favorecidos em sua comunidade de crentes.
- 4º – Jejum durante o Ramadã (Saum) – O quarto pilar do Islamismo apresenta que durante o mês sagrado do Ramadã, o nono mês do calendário islâmico, os Muçulmanos devem jejuar do amanhecer ao anoitecer. Embora haja exceções para os doentes, idosos e grávidas, espera-se que todos se abstenham de comer e beber durante as horas do dia.
- 5º – Peregrinação a Meca (Hajj) – Já referida anteriormente.
Arte e Arquitetura presentes na Arábia Saudita
Em segundo lugar, vamos explorar a arte e arquitetura que fazem parte deste país fascinante.
Assim sendo, a arquitetura presentes e que dão nome a Arábia Saudita é bastante caracterizada por ser uma mistura de elementos islâmicos tradicionais e com influências contemporâneas, pelo que estas arquiteturas encontram-se bastante nas suas construções, desde edifícios religiosos e monumentais, até arranha-ceús. Certamente que a mesquita sagrada de Meca é um dos grandes exemplos da arquitetura saudita. Ao mesmo tempo a mesquita do Profeta em Medina, onde está localizado o túmulo do Profeta Muhammad é sem dúvida mais uma das grande arquiteturas presentes na Arábia Saudita.
Por outro lado, a arte e a arquitetura sauditas refletem a rica herança cultural do país, combinando influências islâmicas tradicionais com elementos modernos. A arte islâmica, incluindo caligrafia e geometria, é frequentemente encontrada em mesquitas, palácios e edifícios históricos. Além disso, a arquitetura tradicional saudita é caracterizada pela sua beleza simples.
Vestuário Tradicional
O vestuário tradicional saudita varia de acordo com a região e o contexto social, mas geralmente inclui o thobe (uma túnica longa e solta usada pelos homens) e o abaya (uma túnica longa usada pelas mulheres, muitas vezes acompanhada de um hijab para cobrir o cabelo). Essas roupas tradicionais refletem os valores culturais e religiosos da sociedade saudita.
Festividades e Celebrações vividas na Arábia Saudita
A Arábia Saudita é conhecida por suas festividades e celebrações religiosas, incluindo o Ramadan (mês sagrado do jejum islâmico), o Eid al-Fitr (festa que marca o fim do Ramadan) e o Hajj (peregrinação a Meca). Além disso, o país também celebra feriados nacionais, como o Dia Nacional Saudita, que comemora a fundação do moderno Estado Saudita.
Alguns eventos realizados na Arábia Saudita ao qual pode visitar.