Principais benefícios para se investir no Egito até 2030. Economia Investir no Egito.
O Egito, com uma das civilizações mais antigas do mundo, desperta grande interesse histórico e turístico a nível mundial. Assim, o governo do Egito, sabendo da sua riqueza cultural, estabeleceu metas para áreas como desenvolvimento económico, sustentabilidade, educação e infraestruturas. Economia Investir no Egito.
O Vision of Egypt 2030, um projeto adotado pelo governo do Egito concentra-se no Futuro da nação. Então, através de investimentos estratégicos, o Egito promove a inovação e, ao mesmo tempo, preserva a sua herança cultural enquanto se une com o futuro.
Há oito anos, o governo adotou esta estratégia de longo prazo. Hoje, está se a tornar num dos destinos mais atrativos para investimentos. Passemos agora a explorar os motivos para este sucesso! Descubra Tudo Sobre o Egito. Economia Investir no Egito
Localização Estratégica
O Egito serve como uma ponte entre a África, o Médio Oriente e a Europa. Esta posição oferece inúmeras oportunidades para o comércio, logística e investimentos entre fronteiras. Como por exemplo, o menor custo com os transportes; menos litígios entre fronteiras devido aos acordos existentes entre países.
Mercado em Crescimento
O Egito apresenta uma taxa de natalidade significativamente alta em relação ao resto do mundo. Assim, acaba por ver o poder de compra da população a aumentar, dessa forma, tem influenciado o aumento da dimensão da classe média do Egito. Economia Investir no Egito
Por isso, todos os crescimentos referidos anteriormente, contribuem para a criação de oportunidades a empresas de diversos setores, e, dessa forma leva o mercado à expansão.
Infraestruturas em Expansão
Uma das medidas do Vision of Egypt 2030 é melhorar as infraestruturas do Egito. Nestas estão incluídos portos, estradas, ferrovias e, também, as telecomunicações.
Economia Investir no Egito. Estes investimentos contribuem para uma melhor ligação entre regiões e nações, facilitando o decorrer do comércio.
Zona Económica Especial do Canal de Suez
Ademais de todos os investimentos internos, o Governo do Egito oferece também incentivos – financeiros e não financeiros – às empresas estrangeiras que decidam investir na Zona Económica do Canal do Suez. Dessa forma, dá-se acesso preferencial ao mercado europeu e asiático.
Esta zona, não só impulsiona o desenvolvimento económico do Egito como também tem grande importância na conectividade global e no comércio marítimo.
– Agência Lusa
Fonte: i011290.pdf
Setores em Crescimento
Com todo este foco em investir no crescimento do país, o governo do Egito também está a desenvolver setores como o de turismo, tecnologia, agricultura e serviços. Empresas destes setores em expansão podem gerar retornos sólidos.
Mão de Obra Qualificada
Como já anteriormente foi referido, o Egito tem grande parte da sua população na idade ativa. Por isso, é mais um aspeto positivo para quem tenciona investir no Egito. Economia Investir no Egito.
Estabilidade Política e Reformas Económicas. Economia Investir no Egito.
Outra grande componente do Egypt Vision 2030 é a melhoria do funcionamento da economia do país. Isto engloba as reformas económicas e a simplificação das regulamentações necessárias para proporcionar um melhor ambiente de negócios.
Fontes:
- Investment in Egypt Vision 2030 – competitive and diversified economy (mnasserlaw.com)
- Egypt_Vision_2030_.pdf (mped.gov.eg)
Contexto Económico: Economia Investir no Egito
O Egito desempenha um papel significativo na economia africana, possuindo uma forte presença no setor primário, uma indústria secundária diversificada e um setor terciário direcionado a atividades de comércio e logística.
Recursos Naturais
Além disto, o país africano aproveita os recursos hídricos do rio Nilo e a fertilidade de seus solos para impulsionar a agricultura ao mesmo tempo em que investe na mineração. Outro setor bastante explorado.
É igualmente importante mencionar que é um dos grandes produtores de petróleo e de gás natural. Como também o seu turismo histórico, fundamentado nas heranças do Egito Antigo que tem um impacto importante e significativo na economia.
Economia
Adicionalmente, a economia do Egito comparada a dos outros países vizinhos, tem-se mantido mais estável, apesar da inflação estar a aumentar cada vez mais e a atingir elevados números, bem como as condições de financiamento (tornaram-se mais limitativas).
De acordo com as informações fornecidas pelo FMI, no ano de 2023, esta organização e o governo do Egito firmaram um acordo que visa a criação de um programa de apoio financeiro de aproximadamente 8 mil milhões de dólares. Simultaneamente, graças ao acordo de investimentos dos Emirados Árabes Unidos, as pressões económicas foram aliviadas.
Alguns objetivos propostos para garantir a estabilidade macroeconómica são por exemplo: uma transformação significativa no sistema de taxa de câmbio, que consequentemente, trará uma maior capacidade para o governo do Egito saber lidar com choques externos (como a guerra entre a Faixa de Gaza e Israel). E ainda, o apoio dado às empresas para incentivá-las a investir na exportação dos seus serviços e produtos.
Política monetária e fiscal
Em relação à política monetária e fiscal, o governo do Egito visa reduzir a inflação, comprometendo-se a cumprir rigorosamente as metas orçamentais. Ou seja, evitar desvios de capital e priorizar a economia. O apoio financeiro também será direcionado às famílias mais vulneráveis do Egito. Devido à influência da alta inflação no poder de compra e aos setores públicos e privados (criação de um programa que irá impulsionar o crescimento económico).
“Se você procurar pelas leis da harmonia, encontrará o conhecimento.“
– Provérbio do Egito
Fontes: