Skip to main content

A Costa Rica é um pequeno país situado na América Central, que se destaca do resto pela sua natureza exuberante, rica biodiversidade e um património cultural vibrante. É apelidada pela sua população pela ‘Suíça da América Central’, a Costa Rica define-se como um destino turístico muito popular, que atrai visitantes de todo o mundo com as suas paisagens montanhosas, vulcões ativos, florestas tropicais e repletas de vida, e as suas magnificas praias.

A gastronomia típica e mais cultural da Costa Rica fundamenta-se na diversidade e nos componentes variados que se encontram no país. Os diversos pratos possuem gostos únicos e que certamente ficarão na memória da pessoa que os vai provar.

O ingrediente mais utilizado na Costa Rica e que se encontra em abundância é certamente o feijão preto. É utilizado em inúmeros pratos, como a ‘Sopa Negra’, o ‘Gallo Pinto’ e o ‘Casado’. 

Contexto Histórico-Cultural

A Costa Rica detém várias raízes indígenas que datam milhares de anos. O pais oferece várias atividades e experiências que dão a conhecer os povos e os tesouros ancestrais do mesmo. A história fala-nos sobre os povos Bribris, Chorotegas e Huétares, que habitaram o país antes da sua colonização. Estão presentes várias marcas desta presença, através de sítios arqueológicos, reservas indígenas e museus, o principal sendo o Museu Nacional da Costa Rica. O povo Chorotega destaca-se pela sua cerâmica, mundialmente conhecida pelas suas cores vibrantes e padrões geométricos. É difícil não se encantar pela arte plumária destes povos indígenas e pelas suas obras, como máscaras e ornamentos meticulosamente elaborados.

A Costa Rica possui uma rica cultura arquitetónica, não derivada dos naturais do país, mas devido à colonização do mesmo. Nas cidades de Cartago e Heredia, pode observar várias peças desta arquitetura espanhola, como igrejas imponentes e casas centenárias. Sinta-se à vontade para apreciar a fusão de estilos da Basílica de Cartago, um marco histórico do país e com um valor religioso muito apreciado. 

Costumes e Tradições

Para uma saída aventurosa e espontânea, deixe-se levar pelos ritmos contagiantes do swing crioulo, uma variação de uma fusão entre culturas europeias e africanas, ou tente a sua sorte a aperfeiçoar os movimentos do calypso limonense. Atualmente, a dança mais emblemática da cultura porto-riquenha é a Bomba, que consiste numa dança acompanhada por um ou dois tambores, que acompanha o ritmo de quem está a dançar.

O património cultural da Costa Rica, como podemos ver, é certamente muito diverso e interessante. Então, a UNESCO reconheceu como Património Cultural da Humanidade as tradições do boyeo e da carreta típica do país, um símbolo muito importante da identidade nacional. Sinta-se à vontade para explorar os museus e os centros culturais que o país oferece para ficar a conhecer mais sobre esta importante tradição.

Por fim, o dia mais importante na Costa Rica é inegavelmente o 15 de setembro de 1821, em que se declarou a independência do país face a colonização espanhola. Assim sendo, comemora-se neste dia o fim do governo espanhol, a adoção da primeira Constituição nacional e as primeiras eleições. Neste dia, as celebrações consistem de desfiles patrióticos e marchas. A celebração inicia-se no dia 14, com a Tocha da Liberdade, seguida do ‘Desfile de Faroles’, que consiste numa marcha pelas ruas constituída por crianças que levam os ‘faroles’ ou lanternas feitas à mão.