Skip to main content

Explorando a sociedade da Coreia do Sul: Tradições, Mudanças e Desafios

Desde suas raízes históricas até as complexidades da vida moderna, a Coreia do Sul oferece um cenário fascinante para a análise da sociedade nas questões de hierarquia, coletivismo, mudanças geracionais e desafios sociais em constante evolução que moldam a experiência da vida cotidiana no país.

A Coreia do Sul tem vindo a evoluir rapidamente economicamente com o passar dos anos e a sociedade sul coreana não é diferente, isto é, tem vindo a desfrutar de um elevado desenvolvimento no contexto social. Porém, o país enfrenta complexidades e desafios sociais desde a sua estrutura familiar até em questões como a educação, a saúde e a desigualdade. Alguns aspetos sociais são:

Língua coreana e o seu Alfabeto

A língua coreana é o idioma oficial da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. No entanto, existem algumas diferenças lexicais e fonéticas entre as duas variantes. Além disso, o coreano é uma língua isolada, o que significa que não está relacionada a nenhuma outra família linguística.

Por outro lado, a escrita coreana, o Hangul, é um alfabeto fonético único, criado em 1443 por Sejong, o Grande. Composto por 24 letras básicas, sendo 14 consoantes e 10 vogais. Contudo, ao se aprofundar no Hangul existem, na verdade, 19 letras complexas com 5 consoantes tensas e 11 vogais complexas formadas pela combinação das letras básicas. As letras hangul são agrupadas em blocos, cada um dos quais transcreve uma sílaba.

Alfabeto coreano – “Hangul”

Demografia

A Coreia do Sul possui cerca de 52 milhões de habitantes e a maior parte da população do país está localizada em pequenas faixas do litoral, visto que o interior do país é bastante montanhoso.

Os dados demográficos sul-coreanos indicam que o país, apesar de possuir uma grande população absoluta, possui baixos índices de natalidade e, consequentemente, de crescimento populacional e possui uma elevada expectativa de vida e um amplo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo um dos principais problemas para o futuro identificados pelo país.

Infraestruturas

A Coreia do Sul possui uma infraestrutura muito moderna e conta com uma vasta rede de transportes, com destaque para rodovias, portos e aeroportos. Uma boa parte das infraestruturas do país está voltada para a exportação de bens industrializados. As telecomunicações, o saneamento básico e a energia são praticamente universais na Coreia do Sul.

O país tem sua base energética formada prioritariamente por combustíveis fósseis e energia nuclear. Para além disso, destaca-se que a Coreia do Sul possui uma ampla de rede de educação, com institutos técnicos e faculdades reconhecidas internacionalmente, que formam a mão de obra altamente qualificada do país.

Estrutura familiar e Valores sociais

A sociedade sul coreana é tradicionalmente caracterizada por uma forte ênfase nos valores familiares e a sua hierarquia. No país, há a implementação de uma doutrina de um sistema filosófico designado por o “confucionismo”. Esta doutrina desempenha um papel significativo na formação dos valores familiares, promovendo a reverência aos mais velhos e a importância da família.

Educação na Coreia do Sul

A educação é um dos principais tópicos sociais mais valorizado na Coreia do Sul, sendo visto como um meio de sucesso tanto pessoal, profissional e social na vida da sociedade sul coreana. A educação é frequentemente citada como um dos principais fatores por trás do sucesso da Coreia do Sul como nação desenvolvida. O sistema educacional é altamente rigoroso e focado no desempenho acadêmico, e os alunos sul-coreanos consistentemente obtêm algumas das pontuações mais altas do mundo nos testes internacionais.

O sistema educacional é altamente rigoroso e focado no desempenho acadêmico, e os alunos sul-coreanos consistentemente obtêm algumas das pontuações mais altas do mundo nos testes internacionais. Devido a tais pressões psicológicas e o stresse estudantil, o país possui altas taxas de depressão e suicídio entre a classe jovem e jovem adulta. Tal taxa possui ainda valores significativos, pois apesar dos avanços na saúde pública, a Coreia do Sul enfrenta desafios na área da saúde mental.

Desigualdade social

Embora o crescimento económico tenha impulsionado a prosperidade geral este teve como consequência a desigualdade social, havendo uma lacuna significativa entre ricos e pobres no país. Tais diferenças são cada vez mais visíveis no dia a dia da sociedade, de forma que os próprios sul coreanos começaram a designar grupos sociais com a denominação de “dirty spoon” que são pessoas que vieram de uma classe social baixa e “gold spoon” denomina as pessoas que vieram de uma classe social alta evidenciando que o “background” da tua família possui importância social. Tal desigualdade é cada vez mais imposta, principalmente pela classe jovem e demonstrada internacionalmente, como é o caso do filme “Parasitas” reconhecido internacionalmente.

Para além disso, questões como discriminação de gênero e marginalização de grupos minoritários continuam a desafiar a coesão social.

Fontes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Sul

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/coreia-sul.htm

https://exame.com/marketing/desvendando-os-pilares-do-crescimento-economico-sul-coreano

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51450570

https://www.koreatimes.co.kr/www/tech/2024/03/129_191159.html