Skip to main content

Caso de sucesso

A Costa Rica é um país situado na América Central que está classificado como um dos destinos internacionais mais visitados.

Em primeiro lugar é um país democrático e pacífico e não tem exército desde 1948. A nação decidiu investir em educação e sistema de saúde. Agora, o país tem a maior expectativa de vida da América Latina e até melhor que a dos EUA. Na educação, a Costa Rica tem uma das maiores taxas de alfabetização e uma das maiores porcentagens de graduados universitários da América Latina. Desse modo, estas ações levaram o país a uma sociedade civil forte e a uma economia bem-sucedida.

Sustentabilidade

Segundo, o país é pequeno e cobre apenas 0,03% da superfície do globo, contudo tem o orgulho de albergar 5% da biodiversidade existente em todo o mundo, sendo 26% do país composto por território de conservação e proteção natural. 

A Costa Rica tem feito grandes esforços para proteger sua natureza. Até à década de 1980, o país era afetado por intenso desmatamento tanto que apenas 30% da terra era coberta por florestas, porém a Costa Rica lançou uma campanha massiva de reflorestamento. Hoje, em seguida quase 60% de seu território está novamente coberto por floresta.

Ao mesmo tempo, para proteger a natureza a longo prazo, a Costa Rica criou inúmeras áreas protegidas, incluindo 26 parques nacionais – só eles representam mais de 12% da superfície do território.

Nesse sentido, podemos observar que isso não é bom apenas para animais e plantas, mas também para as pessoas. Juntamente com os pulmões verdes, os parques nacionais são ímãs turísticos: cerca de 2,5 milhões de turistas estrangeiros visitam os parques da Costa Rica todos os anos. Em outras palavras, isso tudo – torna o país pioneiro no turismo sustentável.

Agora a Costa Rica é um dos países mais sustentáveis do mundo e um modelo de conservação da natureza. O país obtém quase 100% de sua eletricidade a partir de energia renovável e é pioneiro global, ao lado de países como Islândia e Noruega. 

Complexidade Economica

De acordo com os dados do Banco Mundial e Statista, durante os últimos anos, a Costa Rica registou uma tendência ascendente do PIB, que passou de 16,6 milhões de dólares em 2002 para 68,4 milhões de dólares em 2022, o que representa um crescimento de 312% nos últimos 20 anos. Este crescimento resultou de uma estratégia orientada para o exterior, baseada na abertura ao investimento estrangeiro e na liberalização gradual do comércio. Sendo uma das histórias de sucesso das últimas décadas, o país da América Central iniciou um processo de integração na economia global.

Em 2022, a Costa Rica era a 83.ª economia do mundo em termos de PIB (USD correntes), a 82.ª em termos de exportações totais, a 84.ª em termos de importações totais, a 66.ª economia em termos de PIB per capita (USD correntes) e a 48.ª economia mais complexa de acordo com o Índice de Complexidade Económica (ICE).

Exportações

Período em questão:  2019 – 2022
As principais exportações da Costa Rica são:

principalmente para os Estados Unidos, Países Baixos, Guatemala, Bélgica e Nicarágua como podemos observar na imagem:

Importações

Período em questão: 2019 – 2022
As principais importações da Costa Rica são:

importando maioritariamente dos Estados Unidos, China, México, Guatemala, e Brasil como podemos observar na imagem.

Pontos fortesPontos fracos
Progressos significativos no desenvolvimento económico (diversificação) e no desenvolvimento social (educação, saúde)Exposição a catástrofes naturais

Indústrias de alta tecnologia (produtos farmacêuticos, microprocessadores)

Infra-estruturas de transporte inadequadas
Comércio diversificado graças a múltiplos acordos de comércio livre: União Europeia, Reino Unido, Coreia do Sul, CARICOM, China, CAFTA, CanadáDependência económica e financeira dos Estados Unidos, com uma economia totalmente dolarizada
Recursos turísticos: hotéis, parques nacionaisDesemprego 
Membro da OCDE

Olhar para o futuro num contexto global

Apesar dos desafios económicos enfrentados nos últimos anos, a Costa Rica conseguiu manter uma situação de estabilidade macroeconómica graças à diversificação da sua economia e à sua abertura ao comércio internacional. No entanto, a pandemia de COVID-19 teve um impacto notável na economia, especialmente no sector do turismo.

Em resposta a estes desafios, o país implementou políticas para promover o investimento estrangeiro e diversificar a sua economia – como a criação de zonas de comércio livre, que oferecem benefícios fiscais e aduaneiros às empresas aí estabelecidas, reforçando sectores como a tecnologia, a indústria transformadora e os serviços financeiros.

Em termos de perspetivas futuras, espera-se que a Costa Rica continue a ser um destino atrativo para o investimento estrangeiro nos próximos anos, devido à sua estabilidade política e económica, bem como à sua localização estratégica na América Central.

No entanto, a Costa Rica também enfrenta desafios em termos de infraestruturas e competitividade, especialmente em comparação com outros países da região. Por isso, é essencial que o país continue a trabalhar na melhoria das suas infraestruturas de energia e de transportes.