A República da Costa Rica é uma república democrática que se tem caracterizado ao longo do tempo pela sua estabilidade e dedicação à paz e direitos humanos. Foi em 2023 um dos países mais respeitadores das liberdades políticas e liberdades civis. O governo da Costa Rica divide-se em três ramos: o executivo, o legislativo e o judicial. Os cidadãos da Costa Rica elegem o Presidente a cada quatro anos, sendo que este desempenha as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo.
A Assembleia Legislativa da Costa Rica é responsável pela criação das leis e consiste em 57 membros. Na Costa Rica, no entanto, apesar de não haver grandes esforços de se fazer cumprir, votar é obrigatório para a população. A Costa Rica é considerada uma das democracias mais sólidas da América Latina.
A República da Costa Rica destaca-se também pelo seu esforço em relação ao pacifismo, pois a sua constituição aboliu o exército militarizado, assim, tem contribuído para que o país se mantenha à parte de conflitos armados. A sua constituição prevê todavia a constituição de um exército, embora apenas em defesa nacional, sendo que este exército estaria sempre subjugado ao poder civil.
A Costa Rica possui ainda uma Lei de Neutralidade a fim de não de participar em conflitos armados perpetuando o seu estatuto de país neutro.
O crime na Costa Rica é considerado moderado, sendo que a média de crimes na capital San José é ligeiramente acima da média do país, a maioria relacionada com atividades de gangues, pelo que se recomenda alguma cautela quando visitar o país. Contudo, a República da Costa Rica apresenta valores menores em comparação com os seus países vizinhos.
As relações internacionais da Costa Rica
A Costa Rica mantém laços diplomáticos com diversos países do mundo com uma participante ativa nas Nações Unidas.
Óscar Arias, presidente entre 1986 e 1990 e eleito novamente para o termo de 2006 a 2010, em virtude do esforço da Costa Rica pela paz global, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1987 pelo trabalho realizado na criação de um plano de paz para a América Latina que vivia tempos de turbulência devido à Guerra Fria.
Em suma, podemos considerar a Costa Rica um bastião de paz e democracia no mundo.