Skip to main content

Independentemente de Marrocos ser conhecido pelas suas regras sociais restritivas relativas ao que se pode vestir, comer e beber, este país de contraste tem muito mais a oferecer. Marrocos é um país de diversidade e beleza, onde a tradição e a modernidade coexistem harmoniosamente, oferecendo uma experiência única e inesquecível para todos os que o visitam.

Principais Atrações de Marrocos

Cidade Imperiais

Este é um roteiro popular pelas famosas quatro cidades imperiais de Marrocos. Marraquexe, Fez, Mequinez e Rabat, cada uma destas cidades é histórica e foi capital durante diferentes períodos da história marroquina.

Marraquexe

Arquitetura vermelha de Marraquexe em Marrocos
“Cidade Vermelha”, Marraquexe, Marrocos

Conhecida como a “Cidade Vermelha”, é uma das cidades mais visitadas de Marrocos. Situa-se aos pés das Montanhas Atlas, e é uma cidade atmosférica e cheia de história. É ainda famosa pelos seus mercados vibrantes, jardins exuberantes e arquitetura impressionante.

Fez

Mercado "Souk"  situado na cidade Fez em Marrocos.
Souk, Fez, Marrocos

Fundada pelo califa idríssida Idris I em 789, é conhecida pela sua rica história e património cultural. Esta é a cidade mais antiga das cidades imperiais. Possui também uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade Al Quaraouiyine. Para além disso, é famosa pelo seu labirinto de ruas na medina antiga.

Mequinez

Ruínas Volullbis localizadas na cidade Mequinez em Marrocos.
Ruínas, Mequinez, Marrocos

Menos conhecida do que as outras cidades imperiais, no entanto, Mequinez tem um charme único com os seus monumentos históricos. Para além disso, o seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO. A cidade tem uma cintura tripla de muralhas e também uma animada medina, com muito comércio tradicional de Marrocos.

Rabat

Beira-mar na cidade de Rabat em Marrocos.
Rabat, Marrocos

Esta é a atual capital de Marrocos, além disso, é uma cidade costeira que combina perfeitamente a história e a modernidade.  Esta é uma cidade bela e orgulhosa, com um porto colorido e muros ocre cercados por árvores verdes brilhantes.

Cada uma destas cidades oferece uma experiência única, que vai desde a exploração de antigas medinas e dos seus souks, até à imersão na rica histórica, cultura e até da degustação da deliciosa culinária marroquina. Descubra mais sobre a cultura marroquina aqui!

Deserto Saara

 Dunas de areia no deserto Saara em Marrocos
Deserto Saara, Marrocos

O deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo. Mais ainda, cobre uma área de mais de 9,2 milhões de km2, o que seria, mais ou menos, equivalente ao tamanho dos Estados Unidos Da América. Este deserto estende-se por vários países e também abrange o sul de Marrocos.

Exite uma grande diversidade de atividades turísticas que podem ser realizadas neste deserto, tais como:

  • Passeio de Camelo: Esta é uma das experiências mais autênticas em Marrocos e ainda uma maneira incrível de explorar a vastidão do deserto;
  • Passeios de Quadriclo: Consiste em alugar quadriciclos e explorar as dunas de areia, sendo uma maneira única e emocionante para explorar o deserto;
  • Sandboard: Isto envolve descer dunas de areia numa prancha, o que é semelhante ao snowboard e definitivamente traz imensas emoções.

Ouarzazate

Edifiício de pedra com Estátuas na parte forntal. Estúdios de Cinema Atlas em Ouarzazate, Marrocos.
Estúdios de Cinema Atlas em Ouarzazate, Marrocos

Para os amantes de Game of Thrones, Gladiator, The Mummy, Ouarzazate é um destino imperdível. Esta cidade abriga um dos maiores estúdios de cinema do mundo, onde foram filmadas diversas cenas destes favoritos dos espetadores. Por conseguinte, Ouarzazate é amplamente reconhecida pelos seus diversos estúdios de cinema, os quais estão abertos à visitas.

Ademais, esta cidade de Marrocos é também o Palco do Festival Internacional de cinema de Marraquexe. Este evento, criado em 2001 por Sua Majestade Rei Mohammed VI, é um dos mais prestigiados eventos cinematográficos e culturais, homenageando personalidades que contribuíram para o avanço do cinema mundial.

Chefchaouen

Contruções em tons de azul na cidade Chefchaouen em Marrocos
Arquiteutra de Chefchaouen, Marrocos

Chefchaouen é uma cidade encantadora, famosa pelas suas ruas pintadas em vários tons de azul, que criam uma atmosfera tranquila e fotogénica. Além disso, esta cidade tem uma forte influência cultural, refletindo a herança andaluza e mourisca da região.

Assim sendo, torna-se num destino popular para turistas que buscam explorar sua arquitetura única e paisagens naturais circundantes.

O turismo sustentável de Marrocos

Reconhecido como um líder emergente no turismo sustentável e justo, Marrocos ilustra um compromisso com a preservação ambiental e o respeito pelas comunidades locais. Aliás, desde 2006, mais de 60 cidades marroquinas aderiram a esta forma de turismo, o que beneficia tanto o meio ambiente quanto as pessoas.

Por exemplo, iniciativas como os troféus marroquinos para o turismo responsável demonstram esse esforço. Paralelamente, rótulos de incentivo como a “chave verde” e a “bandeira azul” recompensam práticas sustentáveis no setor hoteleiro e na gestão de praias.

Além disso, Marrocos tem investido na preservação de reservas e parques naturais. Um exemplo notável é a estação de tratamento de águas residuais em Marraquexe, que irriga campos de golfe e palmeirais. Por outro lado, a estação Noor em Ouarzazate, destaca-se como uma das maiores centrais de energia solar termodinâmica do mundo.

Portanto, o turismo sustentável em Marrocos reflete sua dedicação à proteção ambiental, mas também demonstra um compromisso com o desenvolvimento socioeconómico equitativo. Isso garante que as futuras gerações possam desfrutar e valorizar a beleza e a cultura deste país fascinante.

SAIBA MAIS


One Comment

Leave a Reply