Skip to main content

Emprego

Cerca de 72% das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos na Nova Zelândia têm emprego remunerado, acima da média da OCDE de 65%. Cerca de 78% dos homens são remunerados, em comparação com 67% das mulheres.

Na Nova Zelândia, as pessoas trabalham 1.739 horas por ano, um pouco menos do que a média da OCDE de 1.765 horas por ano.

No entanto, outra medida importante é o número de pessoas que fazem horas extraordinárias. Cerca de 13% dos empregados trabalham horas muito longas, acima da média da OCDE de 9%. Ainda assim, 19% dos homens trabalham horas muito extensivas, em comparação com 7% das mulheres.

Transportes

A rede de transportes da Nova Zelândia inclui 93.805 km de estradas, no valor de US$ 23 bilhões, e 4.128 km de linhas ferroviárias.

A maioria das principais cidades e vilas do país estão ligadas por serviços de transporte público, embora o automóvel particular seja o modo de transporte predominante. Os caminhos de ferro foram privatizados em 1993, e posteriormente adquiridos pelo governo em 2004 e investidos através de uma empresa estatal.

O sistema ferroviário atravessa o território do país, embora a maioria das linhas sejam de carga e não de passageiros. A maioria dos visitantes internacionais chega por via aérea e a Nova Zelândia tem sete aeroportos internacionais. No entanto, atualmente apenas os aeroportos de Auckland e Christchurch se conectem diretamente com outros países além da Austrália e Fiji.

Saúde

É do conhecimento de todos nós, que a saúde é um tema importante para qualquer um e um pilar fundamental da vida, em qualquer lugar.

Neste país, a esperança  de vida ao nascer é de 81 anos, um ano a mais do que a média da OCDE, fixada nos 80 anos. A expectativa de vida das mulheres é de 83 anos, comparada a 79 anos para os homens. No que toca à qualidade da água, 895 dos habitantes encontram-se satisfeitos com a mesma , valor acima da OCDE de 84%.

Estes fatores parecem banais, mas são os que contribuem para o bem estar dos neozelandeses. Revelam-se como pontos fortes de atração às pessoas para da Nova Zelândia e que as faz querer e gostar de permanecer neste país.