Skip to main content

A Arábia Saudita tem uma das maiores economias do mundo sendo um dos maiores exportadores de petróleo. Atualmente, a Arábia Saudita está no epicentro de uma grande transformação econômica, conduzida pelo programa Visão 2030, que busca diversificar e solidificar a economia saudita com o objetivo de eliminar a dependência da comercialização de petróleo.

O peso do petróleo na economia

Em 1938, descobriram-se reservas de petróleo com quantidades comerciais. As reservas da Arábia Saudita são consideradas por muitos as maiores do mundo e desde a data que foram descobertas começaram a ser exploradas. Sendo o petróleo uma das maiores e mais importantes matérias – primas do mundo, a descoberta e comercialização de petróleo em território saudita fez com que a sua economia crescesse.

Todavia, este crescimento e fonte de riqueza que o petróleo proporcionava veio com um custo – a dependência do mesmo. No gráfico abaixo é possível verificar uma tendência da subida do PIB per capita saudita após o acréscimo do setor do petróleo.

Gráfico elaborado com os dados do site https://tradingeconomics.com/saudi-arabia/full-year-gdp-growth

A linha lilás, exceto por alguns anos, fica abaixo da linha roxa, o que comprova o que mencionamos anteriormente sobre a existência da dependência. É de se observar que em 2020, o ano marcado pela pandemia Covid-19 que parou maior parte do planeta, o PIB per capita sofreu o decréscimo mais significativo.

Com o intuito de combater esta dependência, o Reino da Arábia Saudita desenvolveu e lançou em 2016 o programa Visão 2030 entre outras medidas que têm como objetivo solidificar e diversificar a economia da Arábia Saudita de modo a protege-la das variações do preço petrolífero.

A Politica Fiscal da Arábia Saudita

A Arábia Saudita é um pais onde não existe imposto sobre o rendimento nem sobre fortunas. Contudo não é exatamente um país sem impostos pelo que existem impostos para não residentes que obtenham rendimento no país e para negócios assim como foi implementado o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e ainda existem as Contribuições para a Segurança Social.

De qualquer forma, estes impostos apresentam taxas reduzidas em comparação com Portugal por exemplo. O imposto pago pelas empresas sobre os seus rendimentos é uma taxa padrão de 20% e o IVA a 15%. Mesmo com estas taxas, a Arábia Saudita implementou a 1 de janeiro de 2024 um programa que alivia impostos durante o período de 30 anos, este pacote é destinado a multinacionais que operem sobre os chamados Regional Headquarters, isto é, que relocalizem as suas sedes para território saudita. Desta forma a Arábia Saudita atrai investimento estrangeiro, fomentando o crescimento e desenvolvimento do país, retirando o foco da extração e comercialização petrolífera.

Bandeira da Arábia Saudita.

Visão 2030 – Arábia Saudita

O projeto Visão 2030 foi lançado em 2016 com o objetivo de diversificar e solidificar a sociedade saudita a todos os níveis – social, politico e económico. Para cumprir esse objetivo, estabeleceram-se três pilares denominados Uma Sociedade Vibrante, Economia Dinâmica e Uma Nação Ambiciosa, representando cada um um nível da sociedade presente na Arábia Saudita.

Cada um destes pilares tem dois níveis, que por sua vez têm três objetivos gerais. Cada objetivo geral tem três objetivos estratégicos. Ou seja, o programa Visão 2030 é constituído por três pilares, seis níveis, vinte e sete objetivos gerais e noventa e seis objetivos estratégicos.

Uma Sociedade Vibrante

Este pilar pretende desenvolver a sociedade presente na Arábia saudita para que exista qualidade de vida para todos os seus cidadãos. Para que se este objetivo de obter uma sociedade vibrante se torne uma realidade foram estabelecidas as seguintes metas:

  • Aumentar a esperança de vida de 74 anos para 80.
  • Aumento da posição do Ranking de Capital Social de 26º para 10º lugar
  • Ter três cidades sauditas no Top 100 Global
  • Aumentar a quantidade de população que pratica exercício físico semanalmente de 13% para 40%
  • Aumentar o coeficiente de despesa em entretenimento e cultura das famílias de 2,9% para 6%
  • Dobrar a quantidade de património saudita reconhecida como património mundial pela UNESCO
  • Aumentar a capacidade anual de visitantes a Umrah de 6,2 milhões para 30 milhões

Estas metas são a consequência de objetivos estratégicos nas áreas da saúde, educação e formação, lazer, cultura, desporto e entretenimento. Para saber mais sobre investimentos sauditas em desporto clique aqui Arábia Saudita – Desporto e Esports

Uma Economia Dinâmica

É neste pilar que maior parte da mudança acontece que por sua vez afeta os outros dois pilares. Em termos económicos, o Reino da Arábia Saudita estabeleceu objetivos estratégicos concisos e metas ambiciosas de modo a resolver o seu problema da dependência petrolífera e desenvolver o país para uma das maiores economias mundiais ao mesmo tempo.

As metas estabelecidas pelo reino são as seguintes:

  • Aumentar o peso das exportações não relativas a petróleo no PIB sem o setor do petróleo de 18,7% para 50%
  • Garantir o apoio ao setor privado por parte das instituições de crédito
  • Subir no Ranking de Performance Logística de 49º para 25º
  • Aumento da contribuição do setor privado para o PIB de 40% para 65%
  • Aumento do Investimento Direto Estrangeiro em percentagem do PIB de 3,8% para 5,7%
  • Alcançar o Top 10 no Ranking de Competitividade Global
  • Aumento dos ativos do Fundo de Investimento Público de 159 mil milhões para 186 milhares de milhões
  • Passar a estar no top 15 das economias mundiais (atualmente em 19º)
  • Aumento da participação das mulheres no mercado do trabalho de 22% para 30%
  • Desenvolver industrias adjacentes ao setor do gás e petróleo
  • Aumentar a Contribuição de energias renováveis para a energia utilizada a nível nacional
  • Desenvolver a economia digital
  • Localizar industrias promissoras
  • Desenvolver o setor de retalho
  • Desenvolver o Turismo
  • Aumento do contribuição das PMEs para o PIB (de 20% para 35%)
  • Melhoria do comércio a níveis locais e internacionais assim como rede de transporte
  • Diminuição da taxa de desemprego de 12,3% para 7%

Dessa maneira, a Arábia Saudita pretende diversificar e solidificar a sua economia. O aumento da participação do setor privado na economia cria crescimento, que se traduz em um aumento do nível de vida, de emprego e prosperidade económica.

Turismo na Visão 2030

Assim sendo, um dos setores escolhidos para dinamizar e fugir à dependência do petróleo foi o turismo. No site oficial da Visão 2030, apresentam os subprojetos que têm como objetivo aumentar o fluxo de turistas que escolhem o país como destino de férias. Dessa forma, através do Site Oficial da Visão 2030, podemos concluir que a Arábia Saudita não tem um público-alvo específico no que diz respeito ao turismo, afirmando que “todos são bem-vindos ao país”. No mesmo site é possível ver as maiores atrações do país como o ALUla.

Abaixo pode ver um vídeo do Príncipe Mohammed bin Salman, autor do projeto Visão 2030, em que este explica os progressos feitos e como e porque o programa foi implementado.

Uma Nação Ambiciosa

Com tantos objetivos que são rodeados de mudança e impulsionados pela mesma, é necessário ter um governo transparente, responsável e eficiente. Por isso, e porque não existe mudança sem política foi criado este pilar e estabelecidas metas para o mesmo:

  • Angariar um milhão de voluntários anualmente
  • Aumentar a contribuição em percentagem do PIB das organizações sem fins lucrativos de menos de 1% para 5%
  • Aumentar a poupança das famílias de 6% para 10% do rendimento
  • subir no ranking do indicador de eficiência de 80ª posição para 20ª.
  • Aumentar a receita do governo não relacionada ao setor do petróleo de 43 mil milhões de dólares para 265 mil milhões de dólares.

Em suma a Sociedade da Arábia Saudita está a caminhar em largos passos para se tornar uma das grandes potências mundiais em diversos níveis e conseguir alcançar estabilidade económica, vistos que com o investimento em diversificação, cria-se um escudo contra a volatilidade dos preços do petróleo.

Mais sobre a Arábia Saudita para explorares: