Skip to main content

Situado no sudeste da América do Sul, o Uruguai é conhecido por ser um país estável e próspero com baixos níveis de corrupção. A conhecida adesão do país ao Estado de direito e ao sistema bancário seguro fez com que fosse apelidado de “Suíça da América Latina”. 

Porque é que o Uruguai é um ótimo país para se investir?

Efetivamente, em tempos de instabilidade, no que diz respeito ao mercado global, o Uruguai conseguiu-se salvaguardar. Foi capaz de o fazer, através da sua solidez macroeconómica, políticas apropriadas, diversidade das exportações, setor bancário resistente e reservas consolidadas. 

Por outro lado, a posição geoestratégica, as infraestruturas e o regime fiscal, fazem do Uruguai um centro de bens e serviços para a região. O facto de fazer fronteira com o Brasil e a Argentina (as maiores economia da América Latina) ajudam Montevideo a ser um centro de comércio. 

Para além disso, a adesão ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) proporciona vantagens às empresas residentes permitindo-lhes chegar com maior facilidade aos principais mercados do mundo. 

Embora o país não esteja localizado na melhor região comparando com mercados como o norte americano, o europeu ou o do sudeste asiático, a verdade é que, tem uma enorme margem de progressão na perspetiva de investidores e facilmente consegue-se destacar das demais economias sul americanas.

Razões para investir no Uruguai

Em primeiro lugar, a estabilidade. Como já foi referido anteriormente, o Uruguai é um país próspero, com um ambiente político e económico estável, resultante de uma vasta tradição  democrática fruto de eleições regulares e justas e, posteriores transferências de poder pacíficas. Esta estabilidade desenvolve confiança, proporcionando uma atração ao investimento no país.

Em segundo lugar, a mão de obra qualificada e a tecnologia. O facto do país ser tão bem desenvolvido, tem ao seu dispor uma riqueza de talentos numa ampla gama de disciplinas. Um fator importante que os diferencia tem a ver com os fortes níveis de inglês que se praticam no país, facilita as relações internacionais e valoriza o capital humano.

Em terceiro lugar, e também já falada anteriormente, a localização estratégica. Através do território uruguaio facilmente se consegue chegar não só às principais cidades sul americanas como também a África e à Europa, seja qual for o meio de transporte mais conveniente. Juntando a isto, o país desenvolveu uma forte logística e infraestrutura, bem como  os melhores fornecimentos de telecomunicações e energia, o que resulta numa excelente atratividade para investidores e empresas.

Por fim, mas não menos importante, a qualidade de vida. Os uruguaios vivem um grande período de estabilidade política, índices de criminalidade baixos, clima agradável, excelente cultura gastronómica, boas infraestruturas e instalações e ainda a receção calorosa por parte dos seus nativos. Os mesmos fazem do Uruguai um país particularmente agradável para se viver. Para além de tudo isto, no que diz respeito à saúde, conseguem proporcionar um sistema de alta qualidade e acessível a toda a população. 

Resumo

Em conclusão, o Uruguai é o melhor país para se fazer negócios numa das principais regiões que, neste momento, economicamente são mais atraentes em todo o mundo. Com um historial sólido entre o seu potencial para melhorar e desenvolver negócios juntam-se uma série de razões pelas quais as empresas, seja qual for a sua dimensão, devem escolher o território uruguaio como principal local para expandir ou fundar os seus próprios negócios e atividades. O Uruguai é um exemplo a seguir por todos os países daquela região.

Fontes: