Skip to main content


Neste artigo iremos abordar, não só um conjunto de medidas de incentivo ao investimento, como também algumas razões e oportunidades de investimento na África do Sul até 2030.

Incentivos Fiscais

Aqui irás, decerto, conhecer um pouco mais sobre as políticas fiscais praticadas na África do Sul, importantes para o investimento na África do Sul. Acreditamos que não ficarás indiferente caso tenhas interesse em incluir este país nos teus negócios ou já o tenhas feito!

No âmbito da atração de investimento, a política fiscal sul-africana prevê uma série de medidas que pretendem atrair o investimento de modo a desenvolver a economia.

Destacamos as seguintes:

Incentivos para Setores Específicos

O governo sul-africano oferece uma variedade de incentivos fiscais para setores específicos da economia, como a agricultura, o turismo, a manufatura e a tecnologia. O governo sul-africano disponibiliza acesso, através do site governamental, aos setores com incentivos de acordo com o plano nacional para o desenvolvimento da economia.

Zonas de Desenvolvimento Especial (ZDE)

As ZDE são áreas designadas pelo governo onde são oferecidos incentivos fiscais e não fiscais de modo a atrair investimentos e estimular o crescimento económico. Os benefícios fiscais podem incluir não apenas isenções de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas como também de capitais por um determinado período. Entre outras, existem a ZDE de Coega, a de Richards Bay e a de Dube TradePort. Cada uma delas oferece incentivos a um conjunto específico de setores de negócio. Se quiseres conhecê-las todas e ficar a saber mais sobre este projeto que começou em 2007, clica aqui!

Incentivos para Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

O governo sul-africano oferece incentivos fiscais às empresas que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento. Entre outros, um crédito tributário relativo às despesas qualificadas com P&D, com o fim de reduzir a carga tributária das empresas que investem na inovação.

Incentivos à Exportação

Existem incentivos fiscais disponíveis para empresas que exportam bens e serviços da África do Sul. Nomeadamente isenções fiscais nas exportações juntamente com créditos tributários nas despesas relacionadas à exportação, entre outros.

Incentivos para Investimentos em Energia Renovável

O governo sul-africano está a apostar na transição energética. Deste modo, tem incentivos relacionados ao investimento nas energias renováveis, como isenções de impostos assim como créditos tributários aos investimentos em energia solar, eólica e outras formas de energia renovável.

Conclusão – Incentivos fiscais

Em suma, são vários os aliciantes ao investimento na África do Sul. Contudo, qualquer tomada de decisão deve ser tomada com a devida ponderação de todos os riscos e oportunidades tendo em conta o mercado em causa!

Principais oportunidades de investimento na África do Sul até 2030

Investir na África do Sul até 2030 pode ser uma boa opção, tendo em conta os seguintes aspetos:


Infraestrutura Desenvolvida

A África do Sul possui infraestruturas relativamente desenvolvidas em comparação com outros países africanos, o que facilita a realização de negócios e investimentos. Sobretudo as redes de transporte, energia, comunicações e instalações portuárias beneficiam investidores de várias indústrias.

Mercado Consumidor Emergente

Com uma população de mais de 59 milhões de pessoas e uma classe média em crescimento, a África do Sul oferece um mercado consumidor emergente com grande potencial de crescimento. Assim sendo, surgem oportunidades em setores como os de bens de consumo, serviços financeiros e tecnologia!

Localização Estratégica

A África do Sul possui uma localização estratégica como ponto de entrada no continente africano, assegurando assim acesso a mercados regionais e globais. Por conseguinte, o país é um centro de comércio e logística, podendo assim ser vantajoso expandir ou implementar operações noutros países africanos.

Estabilidade Política e Jurídica

Apesar de desafios políticos e sociais, a África do Sul é uma democracia estável com um sistema jurídico independente e respeito pelo Estado de Direito. Assim sendo, é proporcionado um ambiente de investimento previsível e seguro para os investidores.

Potencial para Energia Renovável

A África do Sul possui um grande potencial para energia renovável. Com o compromisso do governo em diversificar a matriz energética e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, surgem oportunidades significativas nesse sentido, nomeadamente nos investimentos em energia limpa, verde e sustentável.

Um ótimo exemplo é o Projeto Redstone CSP. Este trata-se de uma usina de energia solar concentrada (CSP). É o maior projeto de energia renovável na África do sul, estando avaliado em 11,6 mil milhões de rands. O objetivo final é fornecer eletricidade a 200 mil casas!

O projeto ganhou o prémio “Leading the way in the energy sector” atribuído pela Associação Nacional de Energia da África do Sul (SANEA)

Conclusão – Principais oportunidades de investimento na África do Sul até 2030

Apesar destas mais-valias económicas propícias para o negócio, deve ser feita uma análise económica e política do mercado de modo a serem tomadas quaisquer decisões de investimento!

Fontes

http://www.investsa.gov.za/
https://www.gov.za/
https://www.sars.gov.za/