Incentivos Fiscais
Aqui irás, decerto, conhecer um pouco mais sobre as políticas fiscais praticadas na África do Sul, importantes para o investimento na África do Sul. Acreditamos que não ficarás indiferente caso tenhas interesse em incluir este país nos teus negócios ou já o tenhas feito!
No âmbito da atração de investimento, a política fiscal sul-africana prevê uma série de medidas que pretendem atrair o investimento de modo a desenvolver a economia.
Incentivos para Setores Específicos
O governo sul-africano oferece uma variedade de incentivos fiscais para setores específicos da economia, como a agricultura, o turismo, a manufatura e a tecnologia. O governo sul-africano disponibiliza acesso, através do site governamental, aos setores com incentivos de acordo com o plano nacional para o desenvolvimento da economia.
Zonas de Desenvolvimento Especial (ZDE)
As ZDE são áreas designadas pelo governo onde são oferecidos incentivos fiscais e não fiscais de modo a atrair investimentos e estimular o crescimento económico. Os benefícios fiscais podem incluir não apenas isenções de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas como também de capitais por um determinado período. Entre outras, existem a ZDE de Coega, a de Richards Bay e a de Dube TradePort. Cada uma delas oferece incentivos a um conjunto específico de setores de negócio. Se quiseres conhecê-las todas e ficar a saber mais sobre este projeto que começou em 2007, clica aqui!
Incentivos para Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
O governo sul-africano oferece incentivos fiscais às empresas que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento. Entre outros, um crédito tributário relativo às despesas qualificadas com P&D, com o fim de reduzir a carga tributária das empresas que investem na inovação.
Incentivos à Exportação
Existem incentivos fiscais disponíveis para empresas que exportam bens e serviços da África do Sul. Nomeadamente isenções fiscais nas exportações juntamente com créditos tributários nas despesas relacionadas à exportação, entre outros.
Incentivos para Investimentos em Energia Renovável
O governo sul-africano está a apostar na transição energética. Deste modo, tem incentivos relacionados ao investimento nas energias renováveis, como isenções de impostos assim como créditos tributários aos investimentos em energia solar, eólica e outras formas de energia renovável.
Conclusão – Incentivos fiscais
Em suma, são vários os aliciantes ao investimento na África do Sul. Contudo, qualquer tomada de decisão deve ser tomada com a devida ponderação de todos os riscos e oportunidades tendo em conta o mercado em causa!
Principais oportunidades de investimento na África do Sul até 2030
Infraestrutura Desenvolvida
A África do Sul possui infraestruturas relativamente desenvolvidas em comparação com outros países africanos, o que facilita a realização de negócios e investimentos. Sobretudo as redes de transporte, energia, comunicações e instalações portuárias beneficiam investidores de várias indústrias.
Mercado Consumidor Emergente
Com uma população de mais de 59 milhões de pessoas e uma classe média em crescimento, a África do Sul oferece um mercado consumidor emergente com grande potencial de crescimento. Assim sendo, surgem oportunidades em setores como os de bens de consumo, serviços financeiros e tecnologia!
Localização Estratégica
A África do Sul possui uma localização estratégica como ponto de entrada no continente africano, assegurando assim acesso a mercados regionais e globais. Por conseguinte, o país é um centro de comércio e logística, podendo assim ser vantajoso expandir ou implementar operações noutros países africanos.
Estabilidade Política e Jurídica
Apesar de desafios políticos e sociais, a África do Sul é uma democracia estável com um sistema jurídico independente e respeito pelo Estado de Direito. Assim sendo, é proporcionado um ambiente de investimento previsível e seguro para os investidores.
Potencial para Energia Renovável
A África do Sul possui um grande potencial para energia renovável. Com o compromisso do governo em diversificar a matriz energética e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, surgem oportunidades significativas nesse sentido, nomeadamente nos investimentos em energia limpa, verde e sustentável.
Um ótimo exemplo é o Projeto Redstone CSP. Este trata-se de uma usina de energia solar concentrada (CSP). É o maior projeto de energia renovável na África do sul, estando avaliado em 11,6 mil milhões de rands. O objetivo final é fornecer eletricidade a 200 mil casas!
Conclusão – Principais oportunidades de investimento na África do Sul até 2030
Apesar destas mais-valias económicas propícias para o negócio, deve ser feita uma análise económica e política do mercado de modo a serem tomadas quaisquer decisões de investimento!