O Vietname esteve no passado em constantes lutas. Principalmente, quando precisou combater pela independência, desde os chineses, antes de cristo, até aos colonos europeus no século XX. Por isso, consideram essas marcas históricas como leme de seu futuro. As liberdades e justiça social são as bases da colaboração externa do Vietname. Sendo assim, a oposição aos conflitos internacionais defende a autodeterminação dos povos e guia a internacionalização vietnamita.
A internacionalização vietnamita em processo de abertura
O momento do Vietname é favorável para o comércio exterior. Visto que essa nação pretende ser mais influente no cenário global, dentro dos seus princípios. Estes passam por dinamizar países com um passado similar como a Venezuela, Camboja e Moçambique. Ou seja, a nível prático, temos um projecto para expandir e criar lavouras de arroz através do envio de especialistas. Assim, aumentam a exportação e a segurança alimentar dos países envolvidos. Entre os países participantes temos a Nigéria, o Benim, a Libéria entre outros.
Oportunidades no Vietname
Acerca das perspectivas no país, a existência de políticas de abertura como a implementação da FTA, Free Trade Agreement (Tratados de Livre Negócio) têm resultado em um cenário favorável ao investimento. Uma vez que, existem mais incentivos, resulta no crescimento do IED (Investimento Estrangeiro Directo). Portanto, face a macroeconomia, o Vietname ao seguir com a evolução do IED e, consequentemente, das políticas de abertura, qualifica-se como um bom projecto de investimento que poderá superar países onde a barreiras comerciais dificultam o fornecimento de determinados bens.
Também evidenciar que a balança comercial vietnamita esteve em desequilíbrio, entre metade de 2020 e 2021, ou seja, a economia importava mais que exportava. Entretanto, conseguiram reverter a situação, sem criar uma estabilidade recorrente. Dessa forma, necessitam de uma maior produção interna capaz de reverter a tendência e assentar a balança comercial. Uma oportunidade de aproveitar a crescente deste mercado, que pretende produzir cada vez mais.
Sob a perspectiva da União Europeia, foi estabelecido em 2020 um acordo de comércio livre com o Vietname. Neste acordo, estabeleceu a eliminação de direitos aduaneiros e burocracias as empresas europeias exportadoras. Tal como, facilitou o comércio de bens essenciais e abriu o mercado às exportações de serviços da UE. Ainda estão em desenvolvimento as medidas, de forma a tornar gradualmente possível o que foi acordado.
Portanto, o Vietname é um espaço em evolução com chances ascendentes por viver uma fase de maior diálogo. Principalmente, no âmbito da colaboração para uma evolução sustentável dos países que partilham um passado semelhante aos vietnamitas. Enquanto, a economia precisa de investimentos, em sectores, como a industria e tecnologia.
Fontes:
https://koreascience.kr/article/JAKO202106438543212.pdf
https://progressive.international/wire/2020-08-07-internationalism-in-vietnam-then-and-now/pt-br
Este artigo foi desenvolvido por:
Thomas Ferreira
👏👏
Faz bem conhecer sobre a economia, cultura e curiosidades do Vietname.