Objetivos de aprendizagem
- Compreender a importância do marketing internacional na prossecução de uma estratégia de internacionalização que vise reforçar a competitividade da empresa;
- Compreender os desafios às atividades de marketing em resultado de diferentes contextos de atuação a nível internacional.
- Compreender a importância do planeamento de marketing e controlo das atividades de marketing no âmbito da internacionalização da empresa;
- Estar capacitado para intervir na organização de estruturas de suporte às atividades do marketing internacional.
- Estar capacitado para identificar repercussões éticas das atividades desenvolvidas a nível do marketing internacional na prossecução da responsabilidade social da empresa e sustentabilidade dos diferentes países ou regiões em que a empresa atua.
Conteúdo Programático
1. Introdução
1.1. Definições: marketing de exportação, marketing internacional e marketing global
1.2. O desenvolvimento internacional da empresa
2. Ambiente nacional e internacional
2.1. Ambiente nacional: instituições e apoios à internacionalização
2.2. Contexto internacional – estudo de um conjunto de países (dez países de diferentes continentes)
2.2.1. Os contextos económicos, sociais, culturais e políticos – reflexão sobre os desafios resultantes destes contextos
para o profissional de marketing
2.2.2. Oportunidades de internacionalização para as empresas portuguesas – reflexão sobre decisões de marketing na
prossecução de tais oportunidades
2.2.3. Redes e estruturas locais facilitadoras do processo de internacionalização das empresas portuguesas A internacionalização da empresa
3.1. Motivos para a internacionalização
3.2. Considerações estratégicas no contexto da internacionalização
3.3. Sistema de informação de marketing para mercados internacionais
3.4. Determinação dos mercados para a internacionalização
3.5. Segmentação, determinação de segmentos-alvo e posicionamento em âmbito de marketing internacional
3.6. Formas de entrada nos mercados internacionais
4. Plano de marketing internacional
4.1. O marketing-mix em contexto internacional
4.1.1 Política de produto
4.1.2 Política de preço
4.1.3 Política de distribuição
4.1.4 Política de comunicação
4.2. Definição do plano de marketing em âmbito internacional
5. A organização de suporte às atividades do marketing internacional
5.1. Desafios ao exercício de funções em âmbito de marketing internacional
5.2. A interligação com outras áreas funcionais e os instrumentos de suporte ao comércio internacional
6. Casos nacionais de sucesso a nível internacional – de diversos sectores de atividade
7. Responsabilidade social no contexto do marketing internacional
7.1. Análise das diferentes partes interessadas no contexto específico da actuação internacional
7.2. Decisão ética por parte do profissional de marketing
8. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – desafios para o marketing internacional
Objetivo 12: Produção e Consumo Sustentáveis
Meta: Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e consciencialização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza
Este post aborda de forma abrangente e essencial a complexidade do marketing internacional. Os objetivos de aprendizagem destacam aspectos cruciais, como competitividade, planejamento estratégico e responsabilidade social. Uma abordagem integral como essa é fundamental para capacitar profissionais a navegar com sucesso no mercado global em constante evolução.
Parabéns pela vossa página!
Estava a pensar ir de viagem para a Coreia do Sul no próximo ano, sem dúvida que fiquei a saber mais sobre o país e cultura, e tirei várias ideias para um belo roteiro.
O meu obrigada!